terça-feira, maio 26

o projeto paula ugalde engenha RH!

by paula

Apresentação


Este blogger é um projeto saindo do forno, ainda sem recheio ou cobertura. Será a primeira experiência de publicar diversos sobre desenvolvimento profissional, correlatos e sobre o processo ensino-aprendizagem e EaD.
Seu nome vem da ideia de que podemos fazer nossa 'engenharia' enquanto profissionais. Daí seu logo representar um cérebro humano se engenhando.
O engenha RH é para você que, como eu, se sabe um eterno aprendiz, que deseja se desenvolver e ambiciona ‘mais’ para a atuação. Que busca fazer as coisas sempre melhor, considera os desafios instigantes e tenta transformar dificuldades em oportunidades para exercitar a ideação e assim superá-los.

Desejo com este poder incentivar atitudes de autogestão da profissão. A proposta é instigar você a estabelecer e atingir as ‘suas’ metas, alavancar a sua vida, desafiar-se na ‘sua’ realização pessoal e profissional.
Para alcançar as metas profisfissionais precisamos, para além dos conhecimentos técnicos, habilidades e competências específicas, gestar o próprio desenvolvimento, com ‘atitude’2, visão, inventividade, ousadia, capacidade de comunicação de colaboração, sendo multifuncionais3.
Porque “viver não é preciso”4, mas aprender e se desenvolver não só é preciso, como é fundamental para a realização pessoal/profissional e a felicidade.
Em síntese, busco com este blogger poder compartilhar com você o que apreendi, contribuindo com o seu desenvolvimento, ao mesmo tempo tempo que aprendo com a experiência e também me desenvolvo.



Herald (2009) nos diz que ”(...) a vida é feita de 1% de inspiração, 99% de transpiração e 100% de ATITUDE.”
Logo, o convite: “Não siga seus sonhos... Faça com que eles sigam você.” (...) “Sem limites, sem desculas, sem mas...só Atitude!” [Herald]


O ser humano possui uma capacidade imensurável de se desenvolver. Por isso ‘todos’ podemos! Mas a escolha é de cada um. Qual a sua?

Fica o desejo de, com este, estar instigando você a decidir a vida que deseja, planejar seu futuro, trabalhar incansavelmente para conquistá-lo e assim ‘escrever a sua própria história’!
Paula Ugalde dos Santos, 26 Maio 2009


__________________________________
2 ‘Atitude’ é ideia que mudou a vida de Justin Herald e título do bestseller do jovem empreendedor de sucesso.
3Conceito difundido por Jeremy Rifkin, economista americano autor de “O fim dos empregos.
4Referência ao livro de Mário Osório Marques “Viver não é preciso. Escrever é preciso.”

5A expressão remete a analogia do escritor R. Alves, que nos compara a ‘uma casa pensão com muitos hóspedes’.
__________________________________



Se você gostou deste blogger ‘espalhe’! Sinta-se a vontade para solicitar detalhamentos e produções, colaborar, divulgar ideias, trabalhos, eventos, indicar sites interessantes, apoiar ou mesmo propor alguma parceria!
Pus ‘minha banda na web’ para isso mesmo! ;D

Também fique a vontade para criticar! Críticas acertivas podem nos dar outro 'sul', incentivar e desafiar a melhorarmos! [;D]
___________________________________




artigos sobre desenvolvimento profissional

Segunda-feira, Jun 8
by paula

Você ‘é’ autor da própria história?!

Quero iniciar este primeiro post do bogger com a pergunta do título. Você já se pensou nestes termos?
Se não, desejaria instigá-lo a fazer citando a construção fundamental do ser humano e, para alguns, nem sempre uma das primeiras: o autoconhecimento. Sócrates criou sua filosofia em cima da ideia do “Conhece-te a ti mesmo.”
A ideia remete a questionamentos que podem engendrar para o estudo da psique humana.
Seu maior entendimento favorece o autoconhecimento imprescindível para nos ‘sentirmos’ no mundo e capazes de escrever a própria história.
Apreenda a administrar os pensamentos, a gestar a psique e a própria vida. Identifique as lacunas, as dificuldades e as possibilidades de desenvolvimento e superação.
Tenha sonhos, estabeleça seu projeto de vida e o execute passo a passo.
Acredite que é capaz de alcançar muito do desejado, senão tudo.
Você pode! Mas compreenda que o caminho, é individual, porque você é único.
Somos pessoas e diferentes. Aspiramos a coisas diferentes e temos necessidades singulares.
Com estas considerações, convido-o a pensar no quanto você conhece seu interior?!
A questão é delicada e, dependendo do seu momento, pode constituir tarefa complicada de fazer sem ajuda. Mas, em princípio, você e todos podem.
Algumas ideias de caminhos possíveis:

A importância do Autoconhecimento.
Somos incompletos.
Valorize sem supervalorizar o Outro.
Devemos contas a nós mesmos.
Vivemos em sociedade.
Crescer é escolha própria.
Reflexão é a chave mágica.
Aceite-se como é/está.
Valorize-se.
Tenha Atitude.
Acredite em Você.
Planeje Estrategicamente.
Aja metodicamente.
Avalie-se.
Persista determinadamente.
Celebre.
Compreenda e Transcenda.
Compreenda as pessoas.
Tudo é Aprendizado.
A Vida é ‘Real’.
Assuma sua responsabilidade.
Seja humilde.
Seja crítico.
Busque e aceite Feedbacks.
Relativize, mas valorize os Feedbacks.
Desconsidere alguns Feedbacks.
Reaja.
Pessoas e pessoas.
Ninguém é Anjo ou Demônio.
Preserve-se.
Tenha autocrítica.
Alimente-se.
Depende de cada um.
Continue avançando!

Lembre que, ‘No final das contas somos nós com nós mesmos’. E isso tem de bastar, por uma questão de sobrevivência.
Na vida nem sempre teremos com quem contar. As pessoas são ocupadas e tem suas próprias vidas para administrar. Por melhores e mais capazes que sejam para ajudar, também poderão estar passando por dificuldades e conflitos e sem tempo ou possibilidade em determinado momento.
A excelência emocional, social e profissional é conquista dos que conseguem atingir este estágio de compreensão.
Segundo Cury, decifrar os códigos do Eu é um direito e um privilégio. “Quando a sociedade nos abandona, a solidão é suportável. Quando nós mesmos nos abandonamos, ela é intolerável.” Cury (in abertura, 2008)
Ouso afirmar que se você conseguir introjetar estas idéias estará apto a assumir interinamente sua vida e escrever ou ‘reescrever’ a sua própria história. Acredite e aposte em você! Sempre!
Nos próximos posts estarei trazendo algumas possibilidades para fazê-lo.
Até a próxima! [ ]’s!
__________________________________
Veja na íntegra.

Referências
CURY, Augusto. O código da inteligência. A formação de mentes brilhantes e a busca pela excelência emocional e profissional. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil/Ediouro, 2008.
NIVEN, David, Ph. D. Os 100 Segredos das Pessoas de Sucesso. Descobertas simples e úteis dos estudos sobre como ser bem sucedido. Trad. Fabiane Sant’Ana de Farias e Regina da Veiga Pereira. Rio de Janeiro: Sextante, 2002.
RH PORTAL. RH na Prática. As Escolas do Adulto. Você Se Considera Um Aprendiz?
Acessado em 2007.
_________________________________

Campanha do Agasalho 2009

sites que recomendo

Descrição: Reúno aqui diversos endereços úteis para quem deseja realizar leituras, se atualizar, ampliar sua cultura, participar de cursos e dar um up grade em sua carreira. Tem pérolas 'reais', contributivas para o desenvolvimento profissional e outros que utilizo. Ver detalhamento dos sites no Informativo digital blogger paula ugalde engenha RH.
___________________
Plataforma WEB 2.0 que disponibiliza aplicativos multimídia para divulgação de conteúdo de blogs no formato texto e vídeo O portal mantém três canais de informação: TopPosts, TVlogs e Colunistas de diversos segmentos (Celebridades,Cultura, Comunicação, Esportes, Games, Humor, Música, Política, Saúde, Tecnologia e Variedades entre outros).
Top Blog é uma iniciativa da MIXMD (Comunicação: Rádio, TV, Internet que pertence ao Grupo OBJETIVO/UNIP), o maior grupo de educação do País. Reúne nesta iniciativa parceiros com igual objetivo de incentivar a produção de conteúdo participativo por meio da internet: BLOGLOG, MIX, MIX TV, UNIP, AgaDN" e outro que não é possível visualizar na tela. O que são pretendo descobrir em breve! ;)
Consta ainda em "Divulgação Institucional.
Top Blog é uma grande rede de divulgação viral pela rede internet. A expectativa é que 3 milhões de blogs participem fazendo campanhas para divulgar e disputar o voto dos leitores de blogs (eleitores), população estimada em 28 milhões de internautas. Além da divulgação viral, será realizada campanha institucional sobre o Prêmio em mídias on-line e off-line (TV, Rádio, Jornais e Revistas) com abrangência em todo o território nacional."
E sobre o Prêmio: "Top Blog Prêmio é um sistema interativo de incentivo cultural destinado a reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica (Júri acadêmico) os Blogs Brasileiros mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo (Pessoal, Profissional e Corporativo) e categorias."
________________________________
Whohub é um diretório de entrevistas para profissionais da comunicação, das artes, das humanidades, da tecnologia, do marketing e em geral qualquer atividade com um componente criativo. As entrevistas revelam as diferentes trajetórias de profissionais conhecidos ou nem tanto. Os entrevistados revelam sua trajetória profissional, dando uma boa ideia aos iniciantes, de como proceder para conquistar seu espaço, as possíveis dificuldades, o modo criativo como foram contornadas. Muitas ideias mesmo.
_____________________________

Campanha do Agasalho 2009

pensamentos significativos e aleatórios;)

[em construção]

entrevista: um pouco mais de mim e de meu trabalho

A que você se dedica?
Estou docente na Educação Básica, desejo atuar em formação de RH, na modalidade EaD, estudo e preparo-me para isso. Venho realizando alguns pequenos trabalhos para instituições da area e desenvolvo um curso online com outros profissionais. Iniciei projeto pessoal de um blog profissional. Cartão: Paula Ugalde. Pedagoga, design e tutora instrucional. Contato e links.

O que se espera de você em seu trabalho, e como você o consegue?
Saberes técnicos, visão holística/empreendedora para engendrar riscos calculados, ideação, planejamento, flexibilidade e soluções ao dosar tempo, escopo, ferramentas, qualidade e custo. Ainda o óbvio: maturidade profissional, comunicação, colaboração e bons produtos. Consigo isso com muita transpiração, estudo, trocas, criticidade e esforço de superação.
Com que classe de pessoas você se sente bem formando equipe de trabalho?
Com pessoas de visão, alto desempenho, comunicativas, colaborativas, dinâmicas, ideativas, flexíveis, que busquem se superar e me desafiem a fazer o mesmo na area de atuação desejada.

Declare-se: com que pessoa ou empresa você gostaria de trabalhar?
Onde possa contribuir com o que sei, exercendo a ideação e a criatividade, sendo participativa, comunicativa, colaborativa e professorando. Busco um trabalho desafiante, que oportunize aprender, avançar e que tenha um significante para além do reconhecimento, da valorização profissional e do financeiro.
Como você definiria sua filosofia docente?
Só ensina quem se sabe aprendiz, inacabado e busca se desenvolver. O professor precisa gostar do que faz para 'pescar' os alunos para o processo. Ser ideático, curioso, questionador e buscar preparar para o mundo da vida.

Uma palavra ou expressão que você ama.
Crescer e evoluir é uma questão de escolha e atitude pessoal. Enquanto estamos aqui, sempre podemos fazer diferente e melhor! Viver é ousar, enfrentar desafios, caminhar, aprender e crescer. :)

__________________________________