segunda-feira, novembro 10

pensamentos significativos e aleatórios

"Penso, logo existo."
O bicho homem pensa o tempo todo, sobre inúmeras coisas, situações, pessoas, atos e fatos. Alguns pensamentos sequer ousa verbalizar, ficam na categoria do 'eu e mim mesmo'. ;D Outros, gostaria de compartir e, outros ainda, adoraria ter pensado. Com o objetivo de eternizar pensamentos que acredito dignos de nota criei este espaço. E é uma 'miscelânea' mesmo! Autores, pseudoautores ['eu'!! ;D], grandes pensadores etc & tal...
Quem se atreve?! Sintam-se 'convidados'! :-))
"A Eterna Criança com a força do seu olhar intelectual e da sua penetração espiritual cresce a distância e, de certo modo, o espaço que circunda o homem: o seu mundo torna-se mais profundo, avistam-se continuamente estrelas novas, imagens novas e novos enigmas. Talvez tudo aquilo em que o olhar do espírito exercitou a sua sagacidade e profundeza tenha sido apenas um pretexto para este exercício, um jogo e uma criancice e infantilidade. E talvez um dia os conceitos mais solenes, os que provocaram maiores lutas e maiores sofrimentos, os conceitos de "Deus" e do "pecado", não signifiquem, para nós, mais do que um brinquedo e um desporto de criança significam para um velho, - e talvez o "velho homem" tenha, então, necessidade de um outro brinquedo ainda e de um outro desgosto, - por continuar a ser muito criança, eterna criança!" Nietzsche (Para Além de Bem e Mal)
________________________________
"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão." Paulo Freire
________________________________
"Quantos Séculos Precisa um Espírito para Ser Compreendido?
Os maiores acontecimentos e os maiores pensamentos – mas os maiores pensamentos são os maiores acontecimentos – são os que mais tarde se compreendem: as gerações que lhes são contemporâneas não vivem esses acontecimentos, - passam por eles. Acontece aqui algo de análogo ao que se observa no domínio dos astros. A luz das estrelas mais distantes chega mais tarde aos homens; e antes da sua chegada, os homens negam que ali – existam estrelas. “Quantos séculos precisa um espírito para ser compreendido?”– aí está também uma medida, um meio de criar uma hierarquia e uma etiqueta necessárias: para o espírito e para a estrela." Nietzsche (Para Além de Bem e Mal)
_________________________
"Eu digo que ler não é só caminhar sobre as palavras, e também não é voar sobre as palavras. Ler é reescrever o que estamos lendo. É descobrir a conexão entre o texto e o contexto do texto, e também como vincular o texto/contexto com o meu contexto, o contexto do leitor [...] Portanto, sou favorável a que se exija seriedade intelectual para conhecer o texto e o contexto. Mas, para mim, o que é importante, o que indispensável, é ser crítico. A crítica cria a disciplina intelectual necessária fazendo perguntas ao que se lê, ao que está escrito, ao livro, ao texto. Não devemos nos submeter ao texto, ser submissos diante do texto. A questão é brigar com o texto, apesar de amá-lo, não é? Entrar em conflito com o texto. Em última análise, é uma operação que exige muito. Assim, a questão não é só impor aos alunos numerosos capítulos de livros, mas exigir que os alunos enfrentem o texto seriamente." Shor Freire
________________________________
“Talento vocação amor e desejo não são suficientes para fazer um projeto dar certo. É preciso uma preparação adequada.” Shinyashiki
________________________________
"[...] é melhor ser ousado do que prudente, pois a fortuna (oportunidade) é mulher e, para conservá-la submissa, é necessário (...) contrariá-la. Vê-se, que prefere, não raramente, deixar-se vender pelos ousados do que pelos que agem friamente. Por isso é sempre amiga dos jovens, visto terem eles menos respeito e mais ferocidade e subjugarem-na com mais audácia". Maquiavel
________________________________
"Cito Aristóteles e Platão, aplaudo ferros retorcidos em galerias de arte, leio poesia concreta, compro telas abstratas, fico fascinada com um arranjo techno para uma música clássica e assisto sem legenda o mais recente filme romeno: FAZ DE CONTA QUE EU ENTENDO." Martha Medeiros
________________________________
"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." Paulo Freire
________________________________
“Os preconceitos têm mais raízes do que os princípios.” Mquiavel
________________________________
“Será preciso, contudo, ser cauteloso com aquilo que fizer, e no que acreditar; é necessário que não tenha medo da própria sombra, e que aja com equilíbrio, prudência e humanidade, de modo que o excesso de confiança não o torne incauto, e a desconfiança excessiva não o faça intolerante.” Maquiavel
________________________________
"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo." Confúcio
________________________________
“Por favor, se você esta vivendo um problema, não olhe para fora de si mesmo procurando a causa. Não tente se iludir de que o outro é a fonte dos seus problemas. Perceba que esse problema está procurando lhe dar uma lição. Aproveite esse aviso para crescer!” Shinyashiki
________________________________
“Aprender com as crianças a rir muito e com freqüência, a apreciar a beleza e a encontrar no Outro ‘o melhor’. Ganhar o respeito, a admiração e o afeto infantis. Despertar a curiosidade das crianças pela descoberta e o prazer na construção de saberes. Merecer sua consideração pelo bom exemplo. Educar com ensinagem e ética e contribuir para tornar o mundo um pouquinho melhor. Saber que nossos aluninhos se tornaram ‘mais’ porque convivemos e trabalhamos com eles, ensinamos e aprendemos. Isso é ter sucesso no profesorar!” ;)) (Paula Ugalde dos Santos/Dez 2008)
_______________________
“O verdadeiro professor alia desejo, alegria, afetividade, sensibilidade, criatividade, dinamismo e responsabilidade à capacidade técnica de ensinar. É um eterno aprendiz-ensinante que, em sua Práxis, favorece a comunicação, a interação e a colaboração entre o pessoALL, despertando o sabor e o prazer fecundo de aprender que todos possuem. É preciso ‘pescar’ os nossos alunos para que ‘desejem’ ampliar suas habilidades e competências, construindo novos saberes.” (Paula Ugalde, Nov 2008)
__________________

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda." (Isabel Allende)

________________________

Nenhum comentário: